terça-feira, 16 de março de 2010

Nosso trabalho final do curso!


PROJETO NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM


PÚBLICO ALVO: 32 alunos do 3º ano do ciclo 3

DURAÇÃO: 2 trimestres

Justificativa:

Com a finalidade de discutir a questão da multiplicidade cultural, teremos neste projeto o trabalho com o respeito e valorização do indivíduo como ele é, a busca por perceber no outro a beleza de todas as diferenças que o envolvem em todos os sentidos e a clareza de entendimento quanto a sermos TODOS DIFERENTES. Pois, nada e ninguém é exatamente igual, e partindo de uma necessidade real do grupo de alunos em perceberem-se enquanto grupo, serão elaboradas atividades sistematizadas de ações pedagógicas, de modo a fazer com que essas reflexões perpassem o trabalho a ser realizado durante o primeiro trimestre do ano em todas as áreas do conhecimento.


PRODUTO FINAL:

Apresentação de peça teatral baseada no livro Menina Bonita do Laço de Fita e Exposição do Painel Romeu e Julieta.


OBJETIVOS:

· Fazer do espaço da escola um lugar de troca, de valorização e respeito ao diferente, garantindo a expressão da multiplicidade no sentido mais amplo da palavra;
· Refletir sobre as práticas racistas e sexixtas que estão expressas explícita ou implicitamente nas atitudes, posturas e brincadeiras;
· Vivenciar as diferentes linguagens, ampliando suas possibilidades de expressão humana;
· Perceber-se e valorizar-se enquanto parte de um grupo;
· Perceber e valorizar cada componente do grupo e suas respectivas funções e ações dentro do mesmo;
· Gostar de ser o que é, valorizando-se como ser humano dentro de suas potencialidades, limitações e ilimitadas possibilidades de crescimento e aprendizado.


ETAPAS PROVÁVEIS:

· Apresentação do trabalho aos alunos;
· Roda de conversa;
· Roda de história;
· Pesquisa e registro das preferências individuais;
· Elaboração de textos orais e escritos;
· Confecções de painéis;
· Audição musical;
· Desenho inicial dos pais de uma menina bonita do laço de fita;
· Apresentação teatral para os pais;
· Desenho final dos pais de uma menina bonita do laço de fita;
· Apresentação teatral para a escola;
· Desenho e exposição do auto-retrato;


AVALIAÇÃO:

Será feita através das rodas de conversa e da análise das produções escritas realizadas durante o projeto.


SEQUÊNCIA PROVÁVEL DE ATIVIDADES A PARTIR DO LIVRO ROMEU E JULIETA:

· Leitura da história Romeu e Julieta feita na biblioteca.
· Roda de conversa (separação em grupos conforme suas semelhanças físicas).
· Pintar borboletas e fazer flores, separando os grupos por cores.
· Audição com CD da história Romeu e Julieta no pátio da escola.
· Montagem de painel de flores e borboletas, separadas por cores.
· Reagrupamento das borboletas e das flores, misturando-se as cores.
· Roda de conversa (as misturas, a beleza dos diferentes).
· Exposição do painel pela escola.
· Audição da música Ninguém é igual a ninguém, com a letra impressa.
· Roda de conversa (a individualidade do ser humano).
· Ilustrar alguns versos da música.
· Painel com fotos de revistas (pessoas diferentes).


SEQUÊNCIA PROVÁVEL DE ATIVIDADES A PARTIR DO LIVRO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA:

· Informar aos pais que leremos a história Menina Bonita do Laço de Fita, solicitando que façam um desenho da menina do livro, mesmo sem conhecê-la.
· Apresentação aos alunos dos desenhos feitos pelos pais.
· Contação da história Menina Bonita do Laço de Fita na Biblioteca.
· Roda de conversa sobre o que os alunos perceberam de semelhança e diferença entre os desenhos feitos pelos pais e o desenho apresentado pelo livro.
· Desenho do auto-retrato.
· Apreciação de retratos de artistas.
· Pesquisar a figura humana em revistas.


SEQUÊNCIA PROVÁVEL DE ATIVIDADES QUE CONTEMPLAM SITUAÇÕES APRESENTADAS COM AS DUAS HISTÓRIAS:

· Lista de preferências individuas.
· Pesquisa com os familiares sobre características e preferências.
· Elaboração de texto coletivo sobre os pontos mais importantes abordados nas histórias apresentadas.
· Trazer foto atual para anexar ao projeto.
· Pesquisa sobre as características físicas de pessoas de outras regiões do país e de outros paises.
· Roda de conversa para discussão da compreensão até aquele momento.
· Roda de conversa sobre a temática Direitos Humanos.
· Leitura de reportagens que abordem assuntos ligados a igualdade/desigualdade, semelhanças/diferenças, jusatiça/injustiça, etc.
· Situações-problema ligadas ao cotidiano escolar que envolvam discussão sobre valores, normas e atitudes (o que você faria se...etc).
· Produção de texto individual sobre o que eu gosto e o que não gosto na escola e em casa.
· Produção de texto descritivo com o tema Eu no mundo.
· Apresentação exclusiva para os pais da peça Menina Bonita do Laço de Fita.
· Exposição pela escola dos desenhos e painéis confeccionados.
· Apresentação para a escola da peça Menina Bonita do Laço de Fita.


FILMES PROPOSTOS:

· Mulan
· Shrek
· Nemo


Histórias propostas para leitura/roda de conversa e trabalho com linguagem escrita (elucidar aspectos estruturais):

· Menina Bonita do Laço de Fita
· Bom dia todas as cores
· Na minha escola todo mundo é diferente
· O menino marrom
· O menino Nito
· Diversidade
· Rápido como um gafanhoto


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Ao término do projeto pudemos perceber que os objetivos foram alcançados na maioria dos itens propostos e superaram as expectativas em alguns deles. Como, por exemplo, em refletir sobre seu papel e valorizar-se enquanto ser individual e participante de um grupo, pois os alunos adquiriram um repertório que demonstra seu entendimento das questões raciais, coletivas, afetivas, de respeito mútuo. Assim como aprenderam a se ver como indivíduos indispensáveis dentro do seu convívio familiar e de seu grupo de amigos, pois todos, independente de nossas diferenças, somos únicos, mas fazemos parte do todo.

Um comentário:

  1. show de bola meninas.......vcs fazem a diferença onde trabalham....parabénsssss!!!!!

    ResponderExcluir